Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tutorial MAME (Multiple Arcade Machine Emulator ) 1- Apresentação | Como Rodar Jogos

Ir para baixo

Tutorial MAME (Multiple Arcade Machine Emulator ) 1- Apresentação | Como Rodar Jogos Empty Tutorial MAME (Multiple Arcade Machine Emulator ) 1- Apresentação | Como Rodar Jogos

Mensagem por EDZ Dom 14 Ago 2011, 19:57

Tutorial Mame 1- Apresentação | Como Rodar Jogos

Tutorial MAME (Multiple Arcade Machine Emulator ) 1- Apresentação | Como Rodar Jogos MAMELogoTMSmall


O que é? de onde venho?

O nome MAME é uma sigla que significa Multiple Arcade Machine Emulator foi criado por um italiano chamado Nicola Salmoria, no começo ele tinha um site onde se encontravam programadores, eles criavam programas que imitava um processador este programa se chama emulador mas para que alguém queria um programa que imita um processador? Simples se eles conseguisse um programa que imitasse as funções de um processador ficava mais fácil fazer um jogo que usa aquele modelo de processador funcionar em um PC comum.

No início era feito um emulador para cada jogo por exemplo para rodar o jogo Pacman era necessário um emulador, para jogar Rallyx outro emulador de forma que com o passar do tempo já havia sido criado um monte de emuladores, era uma confusão, então Nicola Salmoria notou que a maioria dos emuladores tinha o mesmo principio de funcionamento e resolveu fazer um emulador que dentro dele tivesse todos os emuladores juntos e deu a ele o nome de mame na teoria o mame é uma suíte de desenvolvimento de emuladores das mais completas do mundo na prática ele é a realização do sonho de muitos, o dia 24 de dezembro de 1996 é uma data histórica na emulação foi quando começou o desenvolvimento do mame a primeira versão do mame a 0.1 foi lançada no dia 5 de fevereiro de 1997 com ela vinha emulado apenas 5 jogos, hoje já passa dos 8000 e esta lista só aumenta.

Em quais sistemas ele roda?

Sendo desenvolvido originalmente para MS-DOS, seu código tinha como objetivo a portabilidade, escrito em linguagem C++ ele roda em varios sistemas.
Veja alguns sistemas que o mame roda: MS-DOS, Windows, Linux, MacOS, PowerPC, N-Gage, GP32, GP2x, PocketPC, Dreamcast, PlayStation 2, Xbox, PSP, Câmera Digital Xing-Ling e muitos outros isto já dá uma idéia da portabilidade de seu código.

Porque existem tantas versões de MAME?
Na verdade só existe um mame o site oficial do projeto é http://mamedev.org/

Os outros são todos replicas do original, o mame original funciona através de linha de comandos se você tem conhecimento de executar programas em MS-DOS então você não terá muitas dificuldades, existe dois projeto que recebe apoio dos desenvolvedores do mame um deles se chama mame32 ou MameUI32 ele é o mame com uma interface gráfica muito chamativa conta com fotos dos jogos, configuração dos controles, opções gráficas dentre outros.



Como rodar os jogos no MAME ?

O primeiro passo é conseguir o emulador.

Baixe no link Abaixo:

Download MAMEUIFX 0.141 11/01/11 (Versão Mais Recente Até a Data de Criação do Tópico)


Para quem pretende jogar no modo online:

Download MAME Plus! Plus Kaillera v0.143u1 r75

depois de baixar, descompacte o emulador, de preferência em uma nova pasta.

O usuário deve procurar os jogos que serão emulados pelo MAME, Esses jogos são arquivos encontrados pelo nome "Roms", que são na verdade o software extraido de um Cartucho (um tipo de ROM programado com jogo, fixado em uma placa de circuito impresso) , ou o próprio jogo em si.

Tutorial MAME (Multiple Arcade Machine Emulator ) 1- Apresentação | Como Rodar Jogos Dinoaoy6
Existem diversos sites especializados no compartilhamento de Roms. Aqui já indico alguns:

www.planetemu.net
www.romhustler.net
www.emuasylum.com
www.mondemul.net

O usuario só precisa buscar as Roms escolhidas e coloca-las dentro da pasta "roms" do emulador (compactadas). Baixem sempre os arquivos maiores, são as chamadas "Roms Principais". As de menor tamanho são as clones (Versões de países diferentes, com personagens secretos habilitados, etc), e que precisam da rom mestra para funcionar. Raramente sera preciso baixar a Rom Principal e alguma clone, isso pode acontecer com alguns jogos da placa CPS2 da Capcom. (Marvel Super Heroes, X-Men vs Street Fighter, etc)

Segue um Diagrama Expliicando:

Tutorial MAME (Multiple Arcade Machine Emulator ) 1- Apresentação | Como Rodar Jogos Tiposderoms


Para facilitar, abra a pasta "avaliable" para visualizar as roms que se encontram disponiveis e funcionando.

Tutorial MAME (Multiple Arcade Machine Emulator ) 1- Apresentação | Como Rodar Jogos Avaliable

Simulando que queira jogar Cadillacs and Dinosaurs. Buscando a rom pelos sites relacionados tendo como exemplo o jogo Final Fight, o usuario encontrara as versões disponibilizadas mais ou menos assim:

Cadillacs and Dinosaurs (bootleg with PIC16c57, set 1) 3 mb
Cadillacs and Dinosaurs (bootleg with PIC16c57, set 2) 3 mb
Cadillacs and Dinosaurs (US 930201) 399 kb
Cadillacs and Dinosaurs (World 930201) 4 mb
Cadillacs Kyouryuu-Shinseiki (Japan 930201) 399 kb

O arquivo maior "Cadillacs and Dinosaurs (World 930201) 4 mb" é a rom "principal". O jogador deve sempre baixar os arquivos maiores. Assim que efetuar o download é preciso colocar a rom compactada na pasta "roms" do emulador:

Tutorial MAME (Multiple Arcade Machine Emulator ) 1- Apresentação | Como Rodar Jogos Indicaopasta

Feito o procedimento pressione a tecla "F5" na lista de jogos do MAME e observe a barra de carregamento:

Tutorial MAME (Multiple Arcade Machine Emulator ) 1- Apresentação | Como Rodar Jogos Telacarregando

Assim que o emulador encontrar o novo arquivo de rom sera adicionada a lista de jogos avaliados:

Tutorial MAME (Multiple Arcade Machine Emulator ) 1- Apresentação | Como Rodar Jogos Romcarregada

Após esses procedimentos, aperte "Enter" sobre a rom escolhida e aguarde até aparecer duas mensagems, uma de comfirmação e outra mostrando as Especificações da placa de arcade do jogo emulado:

Digite "O" e "K" no teclado para o jogo começar!!!

Lembre-se, os jogos emulados no MAME não são recriações para PC, são os próprios Arcades, que certamente precisavam de uma ficha para começar. Com o jogo rodando, aperte a tecla "5" para inserir créditos e a tecla "1 (start)" para começar a jogar.
EDZ
EDZ
Admin

Mensagens : 20
Score Score : 25512
Data de inscrição : 11/08/2011
Idade : 34
Localização : São Paulo

http://sanvergames.ogameforever.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos